O FANTÁSTICO MUNDO DOS INVERTEBRADOS


    Visando propor uma atividade mais dinâmica, despertando maior interesse dos alunos, foi realizado nos dias 21 e 22 de Outubro, com as turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Borell um jogo didático com o conteúdo de invertebrados.
   Em um primeiro momento desenhamos um tabuleiro no chão da quadra do colégio levamos uma turma de cada vez, pedimos que se dividissem em grupos e escolhessem um representante de cada grupo. Esse representante seria a peça do tabuleiro que iria andar pela trilha. O representante jogava o dado e andava o número de casas correspondente, a cada casa que parasse tinha que responder uma pergunta relacionada ao conteúdo de invertebrados.

  Realizamos essa atividade com proposito de revisar os conteúdos já estudados pelos alunos, de uma forma mais interativa, para verificar o que realmente eles haviam aprendido e se ainda restavam dúvidas a serem sanadas.

   E como uma atividade de fixação de conteúdo, montamos uma mostra no laboratório do colégio, na qual expomos alguns animais representantes de cada filo de invertebrados, materiais que foram emprestados da Universidade do laboratório de zoologia. Também apresentamos alguns vídeos com algumas curiosidades desse fantástico grupo de animais.


   Realizar atividades diversificadas fugindo um pouco daquela rotina de conteúdos em sala de aula, apresenta-se como um incentivo e nota-se o maior interesse dos alunos, pois muitas vezes eles se sentem intimidados naquele ambiente, e promovendo atividades diversificadas provoca uma aproximação entre eles e uma melhor desenvoltura dos mesmos.

Texto por: Fernanda Mendes Ferreira
Organizado e publicado por: Erick Parize

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS